As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporçoes que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 70. Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (o UEDA), montou o primeiro esquema em forma de pirâmide. Nele, incentivava-se a ingestão de carboidratos - como massas, pães e cereais - em vez de gorduras.
A FUNÇÃO DA PIRAMEDE ALIMENTAR
A pirâmide alimentar foi desenvolvida por cientistas que estudaram a alimentação de populações consideradas saudáveis, ou seja, nessas populações o índice de doenças ligadas à alimentação era muito baixo. Atualmente a pirâmide é o esquema alimentar mais aceito em nível mundial.
Recentes pesquisas científicas vêm divulgando e relatando a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para a conquista da qualidade de vida e da longevidade, uma vez que o tipo da alimentação da pessoa reflete de forma direta no seu corpo.
Pirâmides alimentares pelo MUNDO
Uma pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação teoricamente saudável. Alimentos em sua base são as fontes consideradas primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.
É interessante observar as recomendações oficiais em diversos países no mundo.
A pirâmide dos alimentos é um guia que representa as porções diárias que devem ser consumidas para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.
A principal função da pirâmide é mostrar a importância de consumir vários tipos de nutrientes, em quantidade e combinações adequadas.
Alunas: Amanda e Gabriela
Ficou muito bom desse jeito nos podemos enterder o q nos podemos comer.
ResponderExcluirkatia nadini e sandra